Um desabafo de UX…
Grandes empresas também cometem erros e isso não é certo. Um relato sobre como um simples problema pode afetar nossa vida.
Hoje de manhã, enquanto me dirigia ao trabalho eu estava ouvindo a um podcast (um milkshake chamado Wanda) que não tem o Design como tema principal mas é um podcast bom de ouvir quando você quer fugir dos problemas, recomendo. Enfim, não é sobre ele que vou falar e sim sobre um dos tópicos levantado por uma das “participantes”, onde ela comentou o quão frustada ela estava com o HBO Go.
Ele recém contratou o serviço do HBO Go e como usuária frequente da Netflix ela entendeu que a ferramenta teria o mesmo princípio de navegação e que por isso ao selecionar uma série e apertar play, o episódio que seria transmitido seria o primeiro. But, não foi isso que aconteceu. O que começou a passar foi o último episódio da última temporada, então toda a magia de acompanhar a história foi quebrada e ela só foi perceber depois de ter assistido todo o episódio.
Ela, por motivos óbvios, ficou extremamente chatiada e confusa, não entendeu o que aconteceu e provavelmente vai passar a interagir na ferramenta com desconfiança. Porém, este não é um erro apenas da HBO, eu mesma já passei pela mesma situação e adivinhem só com quem…com a própria Netflix.
Eu fui assistir a tão maravilhosa série Black Mirror e começou tudo certinho, pelo primeiro ep. da primeira temporada. Como a série é viciante eu assisti tudo em pouco tempo e fui toda animada comentar com meus amigos sobre a série e eles me perguntaram qual era a minha opinião sobre tal episódio. Estranhei o fato de não lembrar e até cogitei dizer que eles estavam doidos pois tinha acabado de maratonar a série. Desconfiada abri o aplicativo e vi a lista de episódio, acabei descobrindo que faltava toda a primeira temporada para assistir. Um sentimento misto de felicidade e raiva tomou meu corpo e pensei “Como a Netflix cometeu esse erro?!?!”.
A minha sorte era que a série não é continua e não sofri tanto com o ocorrido mas analisando a outra história, esse erro de ux ou de programação são bem graves e faz com que os usuários tenham frustrações usando a ferramenta, com interações digamos que simples.
Olhando pelo lado profissional, parece ser um detalhe simples de resolver. O usuário nunca viu este conteúdo? Então mostre na ordem cronológica. A não ser que series como Black Mirror que não tem uma ordem pré definida e tenham um tratamento especial, mas ainda assim, vejo como importante o fato de manter o conteúdo na ordem que foi “publicado”.
Enfim, este artigo é apenas um desabafo e nos faz lembrar que até os grandes estão sujeitos a erros "bobos". Claro que eles podem e devem cometer esses erros mas será que por ser de quem são, eles devem ser aceitos? Um simples ato de dar “play” deveria nos preocupar? Qual a sua opinião sobre esse assunto?
Aproveite e me segue:
Dribbble | Instragram | Behance | LinkedIn