O que você precisa saber para mudar de país?

Cassia Tofano
6 min readNov 18, 2018

--

Acredito que esse artigo possa vir a ajudar qualquer pessoa em qualquer posição profissional, pois os desafios vão ser os mesmos.

Antes de mais nada eu preciso deixar claro que morar fora nunca foi um sonho de criança, foi algo que fui amadurecendo em minha vida nos últimos anos depois que meu irmão saiu do Brasil e recentemente eu consegui uma vaga para trabalhar em Portugal. Neste artigo vou abordar alguns itens que foram importantes para essa minha conquista.

Portugal sim senhor!
Em primeiro lugar, você como bom brasileiro que é, precisa urgentemente tirar da cabeça que Portugal é um país atrasado, de gente burra e com mulheres bigodudas! Isso é coisa de gente preconceituosa que insistem em fazer piada com aquilo que não conhecem. Eu mesma as fazia que nem uma idiota, só que todas essas piadas foram colocadas em nossa cabeça e acabou se tornando cultural, mas hoje temos internet e acesso as informações. Então vamos estudar um pouco a história do país, que vocês vão ficar chocados com quanta coisa boa tem por aqui.

Como me preparei!
A pouco mais de um ano eu me casei, e assim que decidimos viver as nossas vidas juntos chegamos a conclusão que precisávamos sair do Rio de Janeiro, e então montei um plano de ação para um dia conseguir algo: Primeiro atualizei meu perfil no LinkedIn, traduzi ele para o inglês e habilitei notificação para vagas em Portugal, apertei as contas em casa e dei um jeito que começar um curso de inglês (vou falar mais sobre este item depois), atualizei meu portfólio e passei a olhar o que as empresas estavam pedindo para então melhorar minhas skills profissionais. Comecei a por em prática o meu plano no inicio desse ano, em janeiro, coloquei como principal objetivo conseguir pelo menos uma entrevista.

Do you speak english?
O inglês é muito importante para quem deseja mudar de país, mesmo se você vier para Portugal, aqui todos falam dois idiomas, incluindo a moça que fica na porta do trocador nas lojas de roupa. Você não precisa ser fluente mas tem que pelo menos conseguir transmitir o que você quer, este foi o meu caso, eu tinha apenas 6 meses de curso (Fiz na Wise Up que eu super recomendo) e um bom histórico de filmes, músicas e séries. Eu conseguia ler, escrever com ajuda do google tradutor, conseguia entender boa parte do que ouvia mas o que me prejudicava era a fala. Uma das coisas boas de se trabalhar em uma startup internacional é que eles estão super acostumados a profissionais de várias culturas e todos vão tentar te ajudar de todas as formas no inglês. Então recomendo focar no inglês e tentar as vagas mesmo que seu inglês não esteja 100%.

Como encontrei a vaga!
Desde que habilitei as notificações no LinkedIn, eu passei a receber diariamente alertas de vagas em Portugal, chegava até a ser chato porque eu recebia vaga de coisas que eu nem fazia só por ser em PT. Recebi vaga de Designer de sobrancelha, Desenvolvedor, Entregador, Motorista, etc; Até que a partir de um certo dia eu comecei a ver que vagas da minha área estava aumentando e que talvez eu teria um chance de achar algo, isso aconteceu porque o mercado Português começou a esquentar e o polo tecnológico cresceu muito rápido e em pouco tempo. Comecei a mandar meu currículo para as vagas e nunca recebia resposta, até que um dia uma empresa me respondeu perguntando quando eu poderia fazer uma call.

A entrevista!
Eu surtei quando recebi o email para marcar a call de uma das vagas, por mais que eu tenha me preparado e focado para isto, eu não sabia o que fazer, eu ainda estava no inicio do curso, tinha recém entrado em uma empresa e estava começando a ter independência no projeto que eu estava trabalhando, resumindo, eu me inscrevi mas no fundo não estava pronta. Mas uma das coisas que aprendi na vida é não se acomodar e correr atrás dos seus objetivos, por mais que seja assustador alguns momentos. Respondi ao email e marquei a entrevista para uma tarde durante meu horário de almoço, não sabia se seria em português ou inglês e então o nervosismo estava a mil. A entrevista foi com meu atual Product Owner que é português e uma Designer que é indiana (para quem está estudando e conhece o inglês do indiano sabe que é extremamente difícil de entender). Tenho certeza que falei besteira e coisas sem sentido mas mantive a postura e consegui finalizar a ligação, saí dela com uma sensação de que nunca mais eles iriam falar comigo mas a vida é estranha e minutos depois recebi um email pedindo para eu fazer um teste, após faze-lo e envia-lo eu recebi um feedback de que queriam marcar outra call. Neste momento eu passei a aceitar de que talvez eu poderia conseguir algo e fui para a segunda entrevista com um pouco mais de segurança, nesta call tinha mais 2 pessoas, além das duas anteriores, uma Designer que era holandesa e um Diretor Criativo que era alemão, ou seja, ninguém tinha inglês nativo e era uma mistura danada de sotaques. Eu precisei explicar meu teste e responder algumas perguntas, no final todos pareciam ter gostado do resultado e me falaram que iriam entrar em contato caso tivesse saldo positivo.

Passei no processo e agora?!
Rapaz, alguns dias depois da última entrevista eu recebi uma ligação do diretor do escritório de Lisboa falando que eu tinha passado e que queriam me fazer uma proposta. SURTEI! Comecei a pensar na loucura que eu estava fazendo de sair do meu país e ao mesmo tempo de na possibilidade maravilhosa de morar em Portugal, um misto de sentimentos que não sei quando terei novamente. Revisei a proposta, sugeri uma mudança e ao final assinamos o contrato provisório (pois o oficial eu iria assinar quando chegasse em Lisboa), pedi demissão e contei apenas para algumas pessoas sobre a noticia. Foi pouco mais de 1 mês antes da viagem e eu comecei a anunciar as coisas para vender e a dar entrada nos papeis. Sugiro a você que guarde tudo em uma pasta e que tente se manter o mais organizado possível, junto o máximo de dinheiro que poder e aproveite todos os últimos momentos com sua família.

Cheguei em Lisboa e agora é bola pra frente!
Bom, pra finalizar com chave de ouro essa história preciso falar o quanto essa cidade é linda! Eu pensei que sofreria preconceitos por ser de outro país mas os portugueses amam tanto o Brasil que é impossível você não ficar encantado com o lugar, eles tentam ao máximo te fazer se sentir em casa. A estrutura da cidade é muito boa, aqui tem segurança e os doces daqui são as melhores coisas que já provei na vida! Para não dar a entender de que aqui é a pura perfeição eu notei três coisas negativas: O clima, aqui é muito frio e eu senti a diferença logo que desci do avião, para quem vem do Rio é ainda pior. O segundo ponto negativo é que eles não catam o cocô dos cachorros na rua, e o último defeito é que o brasileiro não tem uma fama muito boa e alugar casa esta sendo extremamente difícil (esse último nem é culpa dos portugueses).

É isso, o texto ficou grande mas tentei resumir ao máximo, com o tempo vou publicar mais coisas e espero que você tenha pegado o espírito desse artigo que é “não desista e tente mesmo que pareça impossível”. Minha vida virou de cabeça pra baixo nos últimos meses mas é um investimento para a vida, sei que vou conseguir criar meus filhos em uma cidade segura, meu currículo vai ter um puta upgrade e meu inglês já melhorou pra caralho em menos de 2 meses aqui!

Aproveite e me segue:
Dribbble | Instragram | Behance | LinkedIn

--

--

Cassia Tofano
Cassia Tofano

Written by Cassia Tofano

UX/UI Designer who likes to write about random stuff.

Responses (2)