Minha evolução como designer!

Cassia Tofano
4 min readMay 20, 2018

Nesse artigo vou abordar algumas formas que me fizeram crescer como profissional e como isso tornou meu portfólio melhor.

Um bom profissional sempre se dedica.

Quando começamos em alguma profissão normalmente pegamos os cargos mais baixos e vamos melhorando com o tempo, isso é a lei da vida. Mas existem áreas que, se você não correr atrás para tentar melhorar suas skills você vai evoluir muito pouco e bem devagar, a área de design é uma delas.

Vou mostrar alguns de meus antigos layouts e comparar com o que eu faço hoje e aproveitar para dar dicas de como eu evoluí. Estou fazendo isso para te mostrar que sempre devemos correr atrás de fazer o nosso melhor e que tudo depende apenas de você (e de uma boa oportunidade também).

Meus primeiros layouts

Antes de tudo preciso comentar que eu não comecei fazendo cursos, meu irmão trabalhava com computador e tínhamos um em casa, então eu instalei alguns programas e ia testando desenhos. Eu precisava aprender photoshop e illustrator mas não tinha grana para investir em estudos, então eu usava a melhor escola do mundo: o Youtube! Fui reproduzindo os tutorias que encontrava e ao mesmo tempo que fazia isso eu aprendia a ferramenta e pegava as manhas de como usar os efeitos nos lugares certos. Depois de um tempo eu já conseguia criar as minhas peças sem ter que ver tutorial e dessa forma fui aumentando meu portfólio.

Abaixo tem duas imagens de um antes e depois. A primeira reúne as imagens que fiz usando tutorial e a segunda já mostra ideias que tive usando minhas inspirações como base.

Meus primeiros layouts
Minhas criações recentes utilizando The Blacklist como inspiração

Aproveito e passo a primeira dica:
Use e abuse do Youtube para aprender o que você quer. Existem ótimos canais que ensinam tutoriais de qualquer software, os melhores estão em inglês e mesmo que você não saiba e não entenda o idioma, dá pra aprender apenas reproduzindo o que a pessoa está fazendo.

Meu primeiro emprego

A maior prova de que se dedicar ao que gosta vale a pena veio aqui no meu primeiro emprego na área. Eu já tinha trabalhado um tempo como freelancer mas nada se comparava ao dia a dia de uma agência. Eu consegui passar para a vaga mostrando os meus layouts que tinha feito com os tutoriais, ou seja, aquele tempo que gastei olhando vídeo de photoshop e criando peças, foram recompensados com meu estágio de design.
Nessa agência eu peguei muita experiência das duas áreas do design, a online e offline, naquela época ainda se fazia folhetos e banner em flash então aprendi tudo isso ao mesmo tempo. Foi um momento único na minha vida profissional onde eu pude atuar ao lados de pessoas incríveis e aprender ferramentas novas.

As imagens a seguir são de alguns trabalhos que fiz no início do estágio e no final dele, fiquei 5 anos nessa empresa.

Meu primeiros trabalhos (que coisa horrorosa haha)
Depois de alguns anos passei a ter um senso de design aprimorado.

Minha segunda dica é:
Conheça suas ferramentas de trabalho. Digo isso porque se não tivesse um conhecimento básico de photoshop eu iria sofrer muito para avançar no estágio. Eu sei que hoje existem centenas de ferramentas e que aprender todas é impossível (eu mesma estou sofrendo para me atualizar), mas você precisa saber pelo menos a principal que todos usam, na minha época era o photoshop, hoje já acredito que seja o Sketch.

Definindo meu estilo

Depois do estágio eu decidi focar em uma área apenas, que foi o design digital. Passei a estudar mais sobre sites, experiência de usuário, arquitetura da informação e com isso passei a ter um estilo específico que era produtos online. Comecei com email, passei para sites e depois aplicativo, hoje me considero uma designer híbrida pois tenho facilidade em criar peças que vão ser usadas em vários lugares.

Na imagem abaixo vocês podem ver minha evolução na criação desses produtos, mais especificamente: Aplicativo.

Layouts confusos e com espaçamentos errados eram minha especialidade.
Passei a ter uma noção maior do que pode e o que não ter ter nas peças.

Minha última dica é:
Faça desafios e se pressione a sempre criar novas coisas. O Dayli UI Challenge é o melhor e eu super recomendo, meu segundo emprego foi conquistado usando a base de conhecimentos que ganhei fazendo o desafio. Mas mesmo que você não queira se prender a algo grande, tente se forçar a criar coisas novas e fora da sua caixa de conforto.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado de alguma forma, olhar para trás e ver a sua evolução é uma ótima motivação para continuar a seguir em frente. Se quiser deixe seu comentário falando sobre como evoluiu na sua carreira.

Aproveite e me segue:
Dribbble | Instragram | Behance | LinkedIn

--

--

Cassia Tofano

UX/UI Designer who likes to write about random stuff.