UX/UI Designer who likes to write about random stuff.

Notion é Free e este artigo vai lhe ajudar a criar o seu portfólio na web e deixa-lo acessível por todos. Free portfólio template disponível!

Criando seu portfólio com o Notion
Criando seu portfólio com o Notion
Criando seu portfólio com o Notion

Está semana, vagando pela internet, encontrei um portfolio de um designer criado 100% no Notion e eu fiquei espantada com a criatividade da pessoa, não com a criatividade visual mas sim com a criatividade de utilizar a plataforma para atender uma necessidade, a de ter um portfólio online. Notion, para quem não sabe, é uma ferramenta para organizar informações e não para criar portfolio.


If you are a heavy Netflix user, you should read this article.

Graphics elements representing Netflix.
Graphics elements representing Netflix.
Image elements from Ls.Graphics

A couple of months ago Netflix released the “Don’t fuck with cats” documentary and, as default, when I opened Netflix website, the trailer started. I watched the first scene of the documentary, which is the moment when a man holds two kittens for a couple of seconds. It was unexpected, I read the title, watched the scene and realized that something bad was about to happen to those kittens.


On this article, I’ll comment about some design elements that will guide you to create a good visual product.

Image for post
Image for post

Alignment, spacing, typography, and colors. You have to define these basic elements at the beginning of the project. If you leave the decision to the end you’ll not do it and you might lose control of your design.


Este não é um guia definitivo mas sim um formato de trabalho que uso e tem dado certo com meus projetos.

Image for post
Image for post

Antes de tudo é preciso deixar claro que sou designer e vou usar como base a minha área de atuação e experiências, se você não é designer, algumas coisas podem não se adequar a sua profissão, mas tenho a certeza que em regra geral quem trabalha como freelancer digital encontrará muitos pontos em comum.


Acredito que esse artigo possa vir a ajudar qualquer pessoa em qualquer posição profissional, pois os desafios vão ser os mesmos.

Image for post
Image for post

Antes de mais nada eu preciso deixar claro que morar fora nunca foi um sonho de criança, foi algo que fui amadurecendo em minha vida nos últimos anos depois que meu irmão saiu do Brasil e recentemente eu consegui uma vaga para trabalhar em Portugal. Neste artigo vou abordar alguns itens que foram importantes para essa minha conquista.


Grandes empresas também cometem erros e isso não é certo. Um relato sobre como um simples problema pode afetar nossa vida.

Image for post
Image for post
É pra ser divertido!

Hoje de manhã, enquanto me dirigia ao trabalho eu estava ouvindo a um podcast (um milkshake chamado Wanda) que não tem o Design como tema principal mas é um podcast bom de ouvir quando você quer fugir dos problemas, recomendo. Enfim, não é sobre ele que vou falar e sim sobre um dos tópicos levantado por uma das “participantes”, onde ela comentou o quão frustada ela estava com o HBO Go.

Ele recém contratou o serviço do HBO Go e como usuária frequente da Netflix ela entendeu que a ferramenta teria o mesmo princípio de navegação e que por isso ao selecionar uma série e apertar play, o episódio que seria transmitido seria o primeiro. But, não foi isso que aconteceu. O que começou a passar foi o último episódio da última temporada, então toda a magia de acompanhar a história foi quebrada e ela só foi perceber depois de ter assistido todo o episódio.

Ela, por motivos óbvios, ficou extremamente chatiada e confusa, não entendeu o que aconteceu e provavelmente vai passar a interagir na ferramenta com desconfiança. …


Uma história real de um problema bem comum com lições que valem ouro.

Image for post
Image for post
Trabalhar é bom, trabalhar com que se ama é incrível.

Antes de mais nada, preciso deixar claro que sou uma profissional com quase 7 anos de experiência, não só como clt mas como freelancer também, então já tive que engolir muitos sapos para aprender como as coisas funcionam e hoje tenho a liberdade de conseguir escolher a dor de cabeça que quero ter.


Nesse artigo vou abordar algumas formas que me fizeram crescer como profissional e como isso tornou meu portfólio melhor.

Image for post
Image for post
Um bom profissional sempre se dedica.

Quando começamos em alguma profissão normalmente pegamos os cargos mais baixos e vamos melhorando com o tempo, isso é a lei da vida. Mas existem áreas que, se você não correr atrás para tentar melhorar suas skills você vai evoluir muito pouco e bem devagar, a área de design é uma delas.


Algumas dicas que vão transformar a sua forma de trabalhar e que vai te tornar um bom profissional.

Image for post
Image for post
Seja uma estrela!

Existem os mais variados tipos de profissionais no mercado, boa parte deles teve bons estudos e as melhores chances profissionais e por isso acabam se tornando melhores designers, porém existem pequenas coisas que não são ensinadas na faculdade e nem nos cursos online mas que vão tornar o seu trabalho diferenciado dos outros. São detalhes que aprendemos no dia a dia e que ninguém vai parar para te ensinar, você vai aprender com a necessidade de melhorar a sua forma de trabalhar ou lendo esse artigo até o final. …


Tire essa dúvida cruel da sua cabeça e escolha onde publicar seus trabalhos.

Image for post
Image for post

Você já deve ter se questionado em qual das duas plataformas, Dribbble ou Behance, deve ser o mais indicado para postar seus trabalhos, afinal de contas, como designer você precisa ter um portfólio ativo e com bastante conteúdo, porque sem isso é praticamente impossível conseguir algum trabalho na área. …

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store