Notion é Free e este artigo vai lhe ajudar a criar o seu portfólio na web e deixa-lo acessível por todos. Free portfólio template disponível!
Está semana, vagando pela internet, encontrei um portfolio de um designer criado 100% no Notion e eu fiquei espantada com a criatividade da pessoa, não com a criatividade visual mas sim com a criatividade de utilizar a plataforma para atender uma necessidade, a de ter um portfólio online. Notion, para quem não sabe, é uma ferramenta para organizar informações e não para criar portfolio.
Decidi pesquisar um pouco mais sobre portfólios criados usando o Notion e acabei descobrindo outras referências e artigos sobre o assunto, porém todos em inglês e com poucas instruções estilo passo a passo para realmente ajudar quem está lendo. Por isso resolvi criar este artigo em português com o objetivo de ajudar a comunidade a ter portfólios acessíveis na web. Abaixo, descrevo todo o processo de como foi a criação da minha página no Notion e espero que te ajude na criação da sua. …
A couple of months ago Netflix released the “Don’t fuck with cats” documentary and, as default, when I opened Netflix website, the trailer started. I watched the first scene of the documentary, which is the moment when a man holds two kittens for a couple of seconds. It was unexpected, I read the title, watched the scene and realized that something bad was about to happen to those kittens.
Instinctively I scrolled the page and started to think “WTF has just happened? How could Netflix suggest this shit to me? Why do they think that I would like to watch something like that?”. If you know something about how their algorithm works, you probably know how Netflix suggests their shows to us. And I’ve never in my life given them the idea that I might like this kind of content. I don’t watch horror movies or documentaries about animals on Netflix or in any other streaming platform precisely because I don’t want to receive recommendations based on these kinds of movies. …
On this article, I’ll comment about some design elements that will guide you to create a good visual product.
Alignment, spacing, typography, and colors. You have to define these basic elements at the beginning of the project. If you leave the decision to the end you’ll not do it and you might lose control of your design.
Why? because, when your team starts to develop the product they will make questions like “what space should I put here?”, or “This font is not working, can I use a default?” and due to the deadline you’ll accept the suggestions and, at this moment, the design is not yours anymore. …
Este não é um guia definitivo mas sim um formato de trabalho que uso e tem dado certo com meus projetos.
Antes de tudo é preciso deixar claro que sou designer e vou usar como base a minha área de atuação e experiências, se você não é designer, algumas coisas podem não se adequar a sua profissão, mas tenho a certeza que em regra geral quem trabalha como freelancer digital encontrará muitos pontos em comum.
Tenho quase 8 anos de experiência e desde que comecei a me interessar pela profissão, faço trabalhos como freelancer, fiz de tudo ao longo dos anos, de sites criados com tabelas a banners em flash indo até o clássico cartão de visitas. Como todo designer, somos obrigados a saber fazer de tudo um pouco, mas criar um formato de trabalho é extremamente difícil e para quem está começando é mais difícil ainda, pois geralmente não temos experiência em precificar, não temos controle dos nossos horários e ainda sempre fica aquele medo de fazer besteira e cometer algum erro. …
Acredito que esse artigo possa vir a ajudar qualquer pessoa em qualquer posição profissional, pois os desafios vão ser os mesmos.
Antes de mais nada eu preciso deixar claro que morar fora nunca foi um sonho de criança, foi algo que fui amadurecendo em minha vida nos últimos anos depois que meu irmão saiu do Brasil e recentemente eu consegui uma vaga para trabalhar em Portugal. Neste artigo vou abordar alguns itens que foram importantes para essa minha conquista.
Portugal sim senhor!
Em primeiro lugar, você como bom brasileiro que é, precisa urgentemente tirar da cabeça que Portugal é um país atrasado, de gente burra e com mulheres bigodudas! Isso é coisa de gente preconceituosa que insistem em fazer piada com aquilo que não conhecem. Eu mesma as fazia que nem uma idiota, só que todas essas piadas foram colocadas em nossa cabeça e acabou se tornando cultural, mas hoje temos internet e acesso as informações. …
Grandes empresas também cometem erros e isso não é certo. Um relato sobre como um simples problema pode afetar nossa vida.
Hoje de manhã, enquanto me dirigia ao trabalho eu estava ouvindo a um podcast (um milkshake chamado Wanda) que não tem o Design como tema principal mas é um podcast bom de ouvir quando você quer fugir dos problemas, recomendo. Enfim, não é sobre ele que vou falar e sim sobre um dos tópicos levantado por uma das “participantes”, onde ela comentou o quão frustada ela estava com o HBO Go.
Ele recém contratou o serviço do HBO Go e como usuária frequente da Netflix ela entendeu que a ferramenta teria o mesmo princípio de navegação e que por isso ao selecionar uma série e apertar play, o episódio que seria transmitido seria o primeiro. But, não foi isso que aconteceu. O que começou a passar foi o último episódio da última temporada, então toda a magia de acompanhar a história foi quebrada e ela só foi perceber depois de ter assistido todo o episódio.
Ela, por motivos óbvios, ficou extremamente chatiada e confusa, não entendeu o que aconteceu e provavelmente vai passar a interagir na ferramenta com desconfiança. …
Uma história real de um problema bem comum com lições que valem ouro.
Antes de mais nada, preciso deixar claro que sou uma profissional com quase 7 anos de experiência, não só como clt mas como freelancer também, então já tive que engolir muitos sapos para aprender como as coisas funcionam e hoje tenho a liberdade de conseguir escolher a dor de cabeça que quero ter.
Se você que está lendo este artigo estiver iniciando no mundo dos freelas, te aconselho a não agir da mesma forma que eu, pois você precisa desses perrengues para se tornar um profissional melhor e aprender na pele como as coisas funcionam. …
Nesse artigo vou abordar algumas formas que me fizeram crescer como profissional e como isso tornou meu portfólio melhor.
Quando começamos em alguma profissão normalmente pegamos os cargos mais baixos e vamos melhorando com o tempo, isso é a lei da vida. Mas existem áreas que, se você não correr atrás para tentar melhorar suas skills você vai evoluir muito pouco e bem devagar, a área de design é uma delas.
Vou mostrar alguns de meus antigos layouts e comparar com o que eu faço hoje e aproveitar para dar dicas de como eu evoluí. Estou fazendo isso para te mostrar que sempre devemos correr atrás de fazer o nosso melhor e que tudo depende apenas de você (e de uma boa oportunidade também). …
Algumas dicas que vão transformar a sua forma de trabalhar e que vai te tornar um bom profissional.
Existem os mais variados tipos de profissionais no mercado, boa parte deles teve bons estudos e as melhores chances profissionais e por isso acabam se tornando melhores designers, porém existem pequenas coisas que não são ensinadas na faculdade e nem nos cursos online mas que vão tornar o seu trabalho diferenciado dos outros. São detalhes que aprendemos no dia a dia e que ninguém vai parar para te ensinar, você vai aprender com a necessidade de melhorar a sua forma de trabalhar ou lendo esse artigo até o final. …
Tire essa dúvida cruel da sua cabeça e escolha onde publicar seus trabalhos.
Você já deve ter se questionado em qual das duas plataformas, Dribbble ou Behance, deve ser o mais indicado para postar seus trabalhos, afinal de contas, como designer você precisa ter um portfólio ativo e com bastante conteúdo, porque sem isso é praticamente impossível conseguir algum trabalho na área. …